Maurício Marin

Relatos – Carnaval 2013

Maurício Marin:

“A minha primeira expectativa não começara no primeiro rufar de tambores, mas sim há anos atrás, dispersada no Conto de Escola, de Machado de Assis.
Ao fim dessa história, o fantástico anatomista da alma humana traz uma expectativa extrema na última frase, que guardei inconscientemente sem ousar interpretá-la. É estranho como as artes possuem formas mascaradas de nos mostrar que a vida não é o bastante por si só.
Ao tamborilar uníssono da música manifestada em corpo e alma, a tal frase ecoou na minha cabeça. A dúvida de como todo aquele ritmo iria evoluir foi se mesclando com a minha dúvida maior: O que isso quer dizer? Mas como o tempo entre minhas perguntas e a contagiante passada dos foliões conquistados pelo Maracatu era curto demais, deixei que toda minha incerteza se transformasse em uma torrente de alegria, excitação e espiritualidade que crescia conforme os instrumentos me impressionavam com sua fantástica desenvoltura e harmonia, mas, principalmente, me mostravam o significado.
A vida é muito mais do que se pode imaginar, esse é o significado. Era a primeira vez que acompanhava a uma apresentação da companhia de Tambores Vento Bom e então finalmente pude compreender: Durante toda nossa vida, estabelecemos expectativas fixas, como uma simples batida, e o papel da arte e o de transcender as nossas expectativas, por mais intrépidas que sejam, e mostrar-nos o verdadeiro prazer de se estar vivo.
Agradeço ao maestro Nola Pompeo por despertar tamanha felicidade em mim e em todos os presentes em suas magníficas apresentações e pelo seu excelente trabalho que, com certeza, estará sempre reinventando a si mesmo e também a todos nós. Agradeço também por solucionar o misterioso significado da referência de Machado ao “diabo do tambor”.
obrigado pela oportunidade, meu amigo :) “

O Maurício viu o Tambores Vento Bom no domingo, dia 10, no cortejo em conjunto com o bloco da Confraria do Choro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s