Ligia Vieira

Relatos – Carnaval 2013

Ligia Vieira (percussionista do bloco de carnaval do Tambores Vento Bom)
20 de fevereiro de 2013

Sobre a minha experiência com os Tambores Vento Bom

Caminhando rumo ao parque das nações, ia me deparando com o trânsito, com pessoas, com pássaros, com um céu lindo seja na presença do sol ou da chuva e finalmente, me deparava com a concha acústica Helena Meirelles, que foi palco da oficina de percussão.

Por ali, o clima de harmonia entre natureza, bichos, pessoas, instrumentos e som se fez muito presente. Além da colaboração, organização e respeito, aonde cada um foi muito importante no andamento da oficina.

O exercício de perceber a si mesmo e o que se faz foi constante. Consequentemente, ouvir a mim mesma e o outro, mantendo uma concentração boa pra conseguir tocar sem me atrapalhar com os diversos sons foi um desafio.

Confesso que desde que vi e ouvi o som do tambor, quis muito aprender a tocar. Mas assim que experimentei tocar uma alfaia, não contava com dores, calos e um suador lascado!! Claro que o esforço valeu muito a pena!!

Tive a satisfação de presenciar olhares cúmplices de pessoas que sorriam com os olhos e que desejavam auxiliar o outro quando precisasse, isso ocorreu tanto na oficina quanto no cortejo durante o carnaval, foi bonito de se viver e de ver…

Agradeço imensamente a oportunidade de poder ter participado da oficina de percussão e de ter sentido na pele o que o som de um tambor pode provocar em alguém. Foi um encontro com a música que mora em mim, foi dar boas-vindas a ela.

Tenho certeza que os sons dos xequerês, ganzás, caixas e alfaias ecoarão por muito tempo por essas bandas e em outras, provocando mais ventos bons que se encarregam de vibrar os corações daqueles em que a música se faz morada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s