Sobre

Tambores Vento Bom
Oficina de música e rítmica

O Tambores Vento Bom foi criado em 2006 com o objetivo de ser um espaço de fomento para o ritmo, em especial no contexto da educação musical.

O músico responsável, Nola Pompeo, está envolvido há alguns anos com pesquisa em ritmo e em cultura popular. É graduado em educação musical pelo curso de música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Boa parte dos instrumentos que são utilizados pelo grupo foram construídos por Nola, como resultado de uma pesquisa em construção de instrumentos. No site www.nola.mus.br é possível encontrar manuais para construção de tambores, inspirados nas alfaias de maracatu, e do chocalho “abê” (“shekere”).

Queremos consolidar um grupo para tocar música popular na rua e em espaços abertos. Com o decorrer do tempo também almejamos realizar oficinas para instrumentos específicos e formar peças de percussão para outros contextos, como teatros e auditórios, com trabalhos para conjuntos de câmara, banda sinfônica e orquestra, utilizando aqueles membros que tiverem interesse e disponibilidade de trabalhar.

A música de percussão é algo abrangente e com o que não temos muito contato direto, especialmente em Campo Grande. Para além da característica percussão popular, extremamente rica no Brasil, há uma área pouco explorada de concerto e de composição, incluindo formações instrumentais diversas e o uso de texturas contemporâneas.

Através da energia claramente manifesta pelo ritmo, pode-se criar um movimento que desperte a educação musical em todos os âmbitos, inclusive abordando outras formas de manifestação musical, com instrumentos melódicos, harmônicos e canto, aproveitando a recente inserção da música nas escolas regulares. É possível, por exemplo, uma orquestra de violas-caipiras e tambores; guitarras, sanfonas, bandolins, etc.

O grupo tem assistido ao maravilhamento de pessoas que sempre sonharam em tocar suas mãos em um tambor e nunca tiveram a oportunidade. Então quando fazem o tambor soar, têm suas vidas lançadas a outra perspectiva. Esse movimento é transformador e é o princípio fundamental da existência do grupo.

Recebemos pessoas de qualquer nível musical e faixa etária.

Serviço:

Contato: 8195-7299 (Nola Pompeo).
E-mail:  tamboresventobom@hotmail.com
Facebook:  www.facebook.com/tamboresventobom
Produtora: www.ventobomprodutora.com.br

Local: Rua Cel. Porto Carreiro, 394, Bairro Vilas Boas (em frente à Praça do Peixe) – Campo Grande – MS.   Veja no Mapa: clique aqui

_ . _

Coordenador:

Nola Pompeo

Violonista e violeiro, participou da formação do Bojo Malê e mais tarde formou o Tambores Vento Bom, que desde 2007 promove oficinas de ritmo.

 

Fotos:

Maickell Vilela

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s